quinta-feira, 8 de maio de 2014

Um Importante Clichê

"Não façais aos outros aquilo que não quereis que vos façam" - Confúcio.

Você provavelmente já ouviu essa frase de alguém, seja tia, mãe ou professora, e provavelmente entrou por um ouvido e saiu pelo outro, como quase tudo que se ouve na infância-adolescência. Meu caro, saiba que esse pensamente inspirado e inteligente vem de antes de Cristo mas pode ser aplicado até hoje e provavelmente até o fim dos tempos.
 O pensamento Confucionista é efetivo e sábio, mas por que fazemos coisas para as pessoas que não gostaríamos que nos fossem feitas ?
 Eu não posso responder, se fosse fácil saber disso o mundo seria bem melhor, a verdade é que uma pessoa sempre dá o "primeiro tiro" antes de levar o troco, um sempre começa, seja por interesse ou sei lá o que. Eu acredito que fazemos coisas erradas para as pessoas por que elas ainda não nos foram feitas e não sabemos o quão ruim é enfrentá-las, se um marido trai sua esposa é por que ele não conhece a dor de ser traído, uma mãe que perdeu seu filho teria coragem de tirar a vida do filho de alguém ? Acho que não.
 Eu acredito que fazemos coisas erradas quase sempre por não saber o quão ruim elas são para os receptores da ação, mas como não fazer isso ? Não podemos saber todas as dores do mundo para não causar nenhuma a ninguém, o jeito é conhecer as pessoas, OUVIR o que elas dizem, dialogar e tentar evitar coisas que aborreçam/magoem elas, não tem fórmula mas tem como chegar perto dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário